"A Vida é bela.Gostaria de a viver mil vezes." (Beethoven)

06
Mai 10

Apreenda os princípios e conheça os benefícios de uma disciplina que pode mudar a sua vida

 

A ciência anda intrigada com o yoga. De tal forma que os estudos sobre os resultados da prática desta disciplina oriental milenar (a que o Ocidente aderiu especialmente a partir da década de sessenta) têm-se multiplicado.

Uma dessas investigações, realizadas pela Universidade de Wisconsin, demonstrou que a realização de exercícios de meditação, durante várias semanas, promove o aumento da actividade cerebral em áreas ligadas às emoções positivas. Pátañjali, sábio indiano, sabia-o há milhares de anos. Dizia que o yoga é a «paragem voluntária dos turbilhões da mente».

Assim é esta disciplina que não só nos permite gerir o stress, como atingir um estado de equilíbrio entre o domínio físico e psicológico. Não é isso que quer?

Princípios basilares

A palavra yoga em sânscrito significa união e o seu principal objectivo é unir o corpo e a mente, através de posições (asanas) combinadas com exercícios de respiração (pranayamas).

Tal como na teoria da acunpuntura, segundo a qual a energia do corpo (qi) flui pelos canais, no yoga a energia (prana) flui ao longo dos canais (nadis) que, de acordo com esta disciplina, ao ficarem bloqueados afectam o correcto funcionamento do nosso organismo.

Assim, a prática do yoga deve estimular os pontos de energia (chakras) que se encontram no centro da testa, garganta, coluna, coração, umbigo e perto do diafragma.

O mito da religião

É a vertente espiritual ligada ao yoga que ainda provoca alguma desconfiança. Firminiano Fonseca, professor desta disciplina, desmistifica qualquer ligação a uma religião, afirmando que «o yoga é completamente ateu».

«Através da sua prática assídua e contínua existe um desprendimento da componente física, da qual estamos demasiado dependentes, e descobrimos a nossa espiritualidade que sempre existiu, mas à qual não damos muita relevância», sublinha.

Benefícios comprovados

Um dos principais atractivos do yoga é o facto de poder ser praticado por qualquer pessoa, pois praticamente não envolve contra-indicações.

Para além dos seus benefícios amplamente comprovados ao nível da redução de stress e estimulo da descontracção, o yoga parece ter um efeito calmante em pessoas que sofrem de insónias.

Também se demonstraram os seus efeitos positivos em quadros como tensão arterial elevada, dores nas costas e ansiedade crónica.

Mais recentemente, um estudo apresentado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica sublinha o papel do yoga na recuperação física de pacientes que se submeteram ao tratamento de cancro da mama.

Disciplina em voga

O tipo de yoga mais praticado no nosso país é o Hatha Yoga (uma forma mais técnica e física da disciplina), o que se explica pelo facto de ser a vertente do yoga mais próxima do fitness, tendo inclusivamente dado origem a variações como o Pilates ou o Body Balance, explicou-nos Firminiano Fonseca.

O Hatha Yoga é considerada a variante que mais desenvolve as capacidades psicofisiológicas. «Ha» significa Sol e «Ta» Lua e, juntos, representam a união entre o feminino e o masculino, a união do equilíbrio entre a mente e o corpo.

Nestas aulas é dada atenção especial às posições, respiração e meditação e a sua prática depende do professor e da preparação do aluno.

Iniciação ao yoga

O mais importante é que escolha um instrutor experiente. Segundo Firminiano Fonseca, nessa selecção,
«deve-se ter em conta o curriculum do professor, pedir a certificação do curso e o contacto da escola onde se formou, sendo esta a única maneira de se confirmar se está apto a dar aulas ou não.»

Depois passe à prática, «experimentando aulas, por exemplo num ginásio, e se possível em diversas escolas, para avaliar qual a abordagem que mais se adapta às suas características pessoais», recomenda o professor.

A estreia

Uma vez pronta para ir às aulas deverá optar por um vestuário confortável que lhe permita mover-se com facilidade. Geralmente as aulas de yoga são particadas com os pés descalços e idealmente pelo menos duas vezes por semana.

De acordo com Firminiano Fonseca, será essencial que tenha «disponibilidade física para aprender a libertar o corpo da tensão que vai acumulando. Na vertente psicológica terá de investir algum esforço e persistência, visto não ser fácil criar registos novos em termos mentais.

No entanto, com a prática assídua, cria-se uma maior tranquilidade que permite enfrentar as solicitações do
dia-a-dia.» E... por que é que não experimenta?

 

Mini-dicionário

Comece a familiarizar-se com às expressões que vai ouvir se frequentar uma aula de yoga:

ASANAS
Posições que favorecem a meditação.

CHAKRAS
Pontos de irradiação de energia que se localizam entre a base da coluna dorsal e o topo do crânio.

MANTRA
Cântico de palavras sagradas.

MEDITAÇÃO
Técnica de atenção interior destinada a encontrar paz.

NIRVANA
Estado de paz total.

OM
Palavra utilizada em mantras e entoada durante a meditação.

PRANA
Energia da vida, corrente energética.

PRANAYAMA
Controlo do sistema nervoso pela respiração.

Texto: Paula Nascimento com Firminiano Fonseca (professor de Yoga)

"Sapo"

 

 

publicado por carla grileiro às 21:49
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