"A Vida é bela.Gostaria de a viver mil vezes." (Beethoven)

28
Abr 09

Aumenta o grau de alerta em relação à gripe suína numa altura em que o número de casos, suspeitos e confirmados, tem aumentado em todo o mundo e tudo indica que nenhuma região do mundo esteja imune à propagação do vírus.

Nos EUA confirmaram-se mais quatro pessoas infectadas, detectadas no Estado da Califórnia que faz fronteira com o México, a Coreia do Sul registou o seu primeiro caso, a Colômbia tem 12 casos suspeitos e o Governo já decretou o estado de calamidade pública, e na Nova Zelândia as autoridades confirmaram a investigação de mais 56 casos de possível infecção para além dos 10 casos prováveis que já haviam anunciado.

Portugueses regressam do México sem problemas

Os cerca de 200 portugueses que esta manhã regressaram a Lisboa provenientes do México não apresentavam sintomas da gripe suína.

Visitados ainda dentro do avião pela delegada de saúde do Aeroporto da Portela, os 228 passageiros foram informados sobre a doença e respectivos sintomas tendo-lhes sido ainda comunicado que devem ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) caso apresentem algum dos sintomas da gripe suína nos próximos dez dias.

Segundo referiram alguns dos passageiros aos jornalistas presentes no aeroporto da Portela cinco dos passageiros usaram uma máscara cirúrgica durante grande parte da viagem e a maioria dos portugueses que se encontravam de férias no México só tomaram conhecimento da doença no fim-de-semana, admitindo ter sentido alguma preocupação, embora adiantem que a situação em Cancún era normal.

À sua chegada a Lisboa todos os passageiros receberam em mãos um panfleto da Direcção-Geral da Saúde (DGS), em português, inglês e francês, com informações e recomendações sobre a doença.

Este panfleto começou a ser distribuído ontem na sala de desembarque do Aeroporto de Lisboa e deverá ser colocado nos restantes aeroportos portugueses a partir de amanhã.

Portugal tem dispositivos activados

Em Portugal o facto da OMS tem aumentado para quatro o nível de alerta pandémico levou o director-geral da Saúde, Francisco George, a referir que no nosso país todos os dispositivos do plano de contingência no contexto da gripe suína estão activados.

Nesta fase, "existem um ou mais pequenos clusters/surtos com transmissão pessoa-a-pessoa limitada. No entanto, a disseminação do vírus é completamente localizada, indicando que o vírus ainda não está bem adaptado ao hospedeiro humano", referiu Francisco George.

O director-geral da saúde destacou ainda que "não estamos perante um fenómeno inesperado" e acrescenta que a situação exige respostas a duas dimensões.

Os países onde se verifica a existência de cadeias de transmissão "devem fazer todos os esforços para travar a propagação do vírus", enquanto naqueles onde existem infecções, como Portugal, os Estados devem estar "alerta" e ter preparada uma "resposta muito rápida para evitar a importação do vírus".

Como se disse em Portugal todos os dispositivos do plano de contingência no contexto da gripe suína estão activados sendo estabelecido um sistema dedicado ao problema da gripe no INEM e os hospitais de referência foram devidamente preparados para responder a eventuais casos de gripe humana de origem suína.

Francisco George confirmou ainda que esta fase do alerta pandémico corresponde "à confirmação da existência de cadeias de transmissão inter-humana", o que "implica naturalmente um aviso a todos os países do mundo para reforçarem os respectivos sistemas de alerta e prepararem respostas".

O director-geral da saúde não deixou, no entanto, de referir que "tudo indica que a fase quatro tem potencialidade para evoluir para uma fase seguinte, a cinco, em que haverá maior número de infectados", apesar de neste momento em Portugal não existirem casos suspeitos sendo que "é fundamental os portugueses terem tranquilidade e confiança nos serviços".

 

Noticia Sapo

 

publicado por carla grileiro às 12:20

Slide
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

15
16
18

19
20
21
22
23
25

27
30


tags

todas as tags

Caixa de Dialogo
comentários recentes
"Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar est...
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
Passados sete anos...estão cá todas e bem. Que con...
Muitos mais virão. És uma vencedora! Uma Alentejan...
mulher coragem, beijinhos grds :)
Quem passa por "isto" não fica igual. Passa a dar ...
Rádio Comercial
as minhas fotos