"A Vida é bela.Gostaria de a viver mil vezes." (Beethoven)

30
Nov 07

Células estaminais são células que se podem diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente.

As células estaminais com potencial mais abrangente são as células estaminais embrionárias, derivadas da massa interior do blastócito. Estas células podem dar origem a todos os tipos celulares do indivíduo adulto, mas não ao organismo inteiro (daí serem pluripotentes, não totipotentes como o zigoto). À medida que o desenvolvimento do organismo avança, o potencial das células estaminais passa a ser mais restrito, podendo originar células da sua linhagem embrionária mas não de outras linhagens (multipotência).

  Células
 

No organismo adulto, as células estaminais adultas encontram-se presentes em órgãos como a medula óssea, a pele ou o intestino, que têm um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição constante das suas células. Deste modo, as células estaminais adultas diferenciam-se preferencialmente em células do mesmo tipo do órgão de onde derivam.

Uma fonte de células estaminais não embrionárias é o sangue do cordão umbilical, que possui uma grande concentração de células estaminais hematopoiéticas, para além de células estaminais mesenquimais e células estaminais/progenitoras endoteliais. Estas células estaminais neonatais podem ser colhidas e processadas logo após o nascimento, num processo totalmente seguro e indolor para a mãe e para o recém-nascido, tendo substancial aplicabilidade terapêutica (ver Doenças Tratadas). Dos diferentes tipos de células estaminais, as que estão presentes na medula óssea e no sangue do cordão umbilical são as que apresentam maior aplicabilidade terapêutica imediata. No futuro, a investigação científica nesta área deverá fazer aumentar a gama de doenças em que são aplicadas estas células estaminais (ver Presente e Futuro).

 

publicado por carla grileiro às 17:19

comentário:
Olá Carla como foi a semana bem ?

Obrigado por estas informações e tenho esperança que esta doença dentro de poucos anos seja uma doença como qualquer outra menos grave PARA BEM DE TODOS . BEIJINHOS E BEM HAJAS .
MARILU a 3 de Dezembro de 2007 às 11:37

Slide
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
17

18
20
21
24

25
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

comentários recentes
<3 Boa! Agora, não percas a embalagem.Beijocas
Olha! que giras que estão!!! Ainda bem que regress...
olá, foi um dia muito bom.Temos que repetir. Afina...
Boa, ca te espero para leituras também mais assídu...
"Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar est...
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
Blog: http://www.elanao.com/
as minhas fotos
mais sobre mim
pesquisar